O que a história da democracia brasileira pode nos contar?


    Se os brasileiros tivessem feito a lição de aprender analisar a história do brasil, talvez, estivéssemos vivenciando um período mais sensato, no qual não precisaríamos dizer  constantemente que o "golpe comunista" era uma farsa, que a ditadura militar foi um período de tortura e censura aos direitos humanos e as liberdades civis, que não devemos confiar nos militares que atentam contra as instituições, tampouco, não devemos crer nos "velhos" políticos que sustentam esse atual governo e que são maioria no congresso nacional.
    O vídeo do O programa especial dos 30 anos de democracia, feito pela UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), nos faz refletir sobre a nossa frágil democracia, evidenciando o momento de transição do período militar ao período democrático. 
    Como podemos perceber de forma clara, o processo de redemocratização do Brasil após anos de ditadura, ocorreu de maneira"conciliadora" entre os militares que viu seu poder desvanecer diante da insatisfação popular e da pressão internacional, e a classe política que também ignorou as vozes das ruas por uma ruptura com as heranças ditatoriais. 
     Assim, a estrutura de poder permaneceu quase intocável, e em um jogo de malabarismo político o congresso ignora as milhões de pessoas que reivindicavam nas ruas pelo direito ao voto, no movimento que ficou conhecido como Diretas já. Posteriormente, os caciques políticos visando um meio termo endossa a campanha de Tancredo Neves.
     Tancredo Neves (PSD) acaba adquirindo apoios importantes para a corrida presidencial, e até de boa parte do palácio do planalto, garantindo assim sua vitória em eleições indiretas por 420 votos (72,4%), contra 180 (27,3%), de Paulo Maluf.
Tancredo Neves morre antes de assumir a presidência, sendo assim, o seu vice José Sarney assume o governo instável, sem um planejamento de governo concreto e com grandes problemas no setor econômico. 
    Diante da necessidade da reformulação constitucional o congresso aprova a constituição de 1988, em um amplo esforço parlamentar para construir uma jurisprudência que englobasse boa parte das questões de seguridade social e infraestrutura brasileira. No processo a sociedade compareceu em peso, seria a constituição de 1988, vigente até hoje, a constituição com maior participação popular em seu processo de elaboração.

Confia o vídeo sobre todo esse processo de instituição democrática no Brasil:









Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.